História

Fundação:

1963

Aniversário:

8 de outubro

Gentílico:

heitoraiense

População:

3.354 pessoas

Área:

228,615 km²

História

Na década de 50 iniciou-se a construção da Igreja Matriz, ao lado da Capela, foi construída com ajuda de fazendeiros, dos próprios moradores e de rendas proeminentes das festas religiosas, outro meio importante foi o carro de boi.

Neste período, a prefeitura de Itaberaí implantou a primeira escola do povoado, o Grupo Escolar “Coronel João Caldas”; esse grupo escolar anos depois recebeu o nome de Olavo Costa Campos e hoje é Escola Estadual de mesmo nome. O mesmo foi implantado para atender todas as crianças em idade escolar, isso porque somente os filhos dos fazendeiros tinham acesso à educação no povoado.

O topônimo é homenagem ao pai Joaquim José de Paula (por ele ter dado o terreno e ajudado na construção da capela – onde iniciou-se o povoado), cujo sobrenome era Heitor e das duas últimas letras de Itaberaí, juntaram aquele sobrenome e formou-se o nome da cidade: (Heitor + aí) Heitoraí.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Heitoraí (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 180, de 24-01-1963. Subordinado ao município de Itaberaí. Elevado à categoria de município com a denominação de Heitoraí, pela Lei Estadual n.º 4.653, de 08-10-1963, desmembrado de Itaberaí.

Sede no distrito de Heitoraí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE